Dr. Lucas Louis Neville Grauthier
Só quem ama tem disposição de ir além da superfície.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda
Textos

 

TEMPOS MODERNOS

Uma Crônica do Instante

 

Vivemos numa era onde a pressa se tornou o oxigênio do cotidiano. O relógio é implacável, a agenda é tirana e a paciência, coitada, parece ter ficado perdida em algum canto do passado. São os tempos modernos, onde o instantâneo impera e o efêmero é rei.

 

Num mundo onde a informação voa mais rápido do que o pensamento, somos inundados por notícias, atualizações e tendências num piscar de olhos. As redes sociais se tornaram janelas frenéticas para vidas alheias, enquanto a nossa própria realidade muitas vezes se esvai em pixels de uma tela.

 

A tecnologia, essa aliada e vilã, nos proporciona avanços inimagináveis, mas também nos escraviza na ditadura da conectividade. As interações humanas, outrora calorosas, são muitas vezes substituídas por emojis e curtidas e a solidão caminha de mãos dadas com a hiperconexão.

 

Os relacionamentos se tornaram tão efêmeros quanto stories de 24 horas. Conhecer alguém virou um deslizar de dedos, enquanto o término de uma relação se resume a apertar um botão. A intimidade, que um dia era construída com o tempo, agora é descartável, como as embalagens de comida rápida.

 

E na corrida pela modernidade, a natureza é muitas vezes esquecida. Árvores são cortadas para dar espaço a edifícios de vidro e concreto, enquanto o ar que respiramos é poluído por uma urgência desenfreada. Esquecemos que fazemos parte de um todo, que somos apenas uma engrenagem na grande máquina da vida.

 

Os sonhos, por sua vez, muitas vezes são reduzidos a metas ambiciosas que precisam ser alcançadas imediatamente. O amanhã é um conceito abstrato, perdido na voracidade do hoje. A busca por realizações se transforma em uma corrida desenfreada, onde as pausas para apreciar o caminho são raras.

 

Mas, em meio a essa voragem, há quem se pergunte se o moderno não seria apenas uma nova forma de antigo. Se, sob o brilho da tecnologia, não continuamos os mesmos seres humanos, com as mesmas necessidades de afeto, propósito e conexão com o mundo ao nosso redor.

 

Nos tempos modernos, talvez a verdadeira revolução seja encontrar um equilíbrio entre a velocidade do agora e a contemplação do eterno. Talvez seja necessário desacelerar para enxergar a beleza que se esconde nos detalhes, nas histórias que não cabem em 280 caracteres, nos relacionamentos que resistem ao teste do tempo.

 

Afinal, em cada clique, em cada mensagem enviada, em cada passo apressado, é possível que estejamos perdendo não apenas o presente, mas a essência mesma da vida. E num mundo que nunca para, talvez a maior revolução seja aprender a viver no tempo e não contra ele.

Lucas Louis Neville Grauthier
Enviado por Lucas Louis Neville Grauthier em 02/02/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.